Total de visitas ao blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cabelos


A importância da elasticidade dos cabelos
As proteínas capilares apresentam certa elasticidade natural que permite que os fios sofram discreto alongamento quando são penteados. Esta elasticidade é o que faz com que os cabelos não se quebrem com facilidade em virtude de qualquer força aplicada no ato de pentear os fios. Mudanças nesta capacidade elástica podem ocorrer em virtude de algumas situações climáticas ou exposições a produtos químicos. Dependendo do tipo de situação a que os fios são submetidos a elasticidade e força capilar pode aumentar ou diminuir deixando-os mais resistentes ou susceptíveis a danos.

A elevação da umidade relativa do ar aumenta a elasticidade dos fios. Portanto, é comum em dias úmidos ou quando os cabelos encontram-se literalmente molhados, que sua capacidade de distensão torne-se maior. Isto faz com que os fios aceitem maior força de tração quando da aplicação do penteado. O diâmetro das fibras capilares também é proporcional a sua capacidade elástica. Quanto mais grosso o fio mais ele consegue suportar trações.

O aumento da temperatura dos fios (secador ou chapa), até certo limite, pode promover ganho na elasticidade. Esta temperatura é de 85°C para cabelos sem nenhuma química e por volta de 65°C para cabelos quimicamente tratados. Quando esta temperatura é ultrapassada o comprometimento dos fios se torna irreversível.

Escovas progressivas
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Instituto Pantene com 725 mulheres com idades entre 18 e 65 anos, mostra que 88% delas concordam que o cabelo é essencial para a satisfação pessoal e profissional, bem como para a definição do humor.
Na escala da pesquisa, um cabelo bem arrumado, para as mulheres, é um dos fatores que leva à autoconfiança, que resulta em melhores relações, e, conseqüentemente, superações e conquistas até a completa satisfação e plenitude.
Por essa razão, é necessário que se faça tratamentos contínuos para evitar danos mais graves aos fios.
Ter um cabelo saudável e bonito pode evitar a insegurança, tão comum entre as mulheres, e deixá-las disposta para vencer a jornada diária, cada vez mais atribulada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário